veja programação – A Gazeta de Rondônia

A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, um dos eventos mais tradicionais e aguardados de Rondônia, tem início nesta sexta-feira, 21, a partir das 20h, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O maior arraial da região Norte, garante momentos de celebração da tradição folclórica, reunindo música, dança, gastronomia e muito mais com a expectativa de contar com a presença de milhares de visitantes entre os dias 21 e 30 de junho.

Durante todos os dias de festa folclórica, o público poderá desfrutar de apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás, shows de artistas locais e nacionais, além de saborear a deliciosa culinária típica como mungunzá, vatapá, tacacá e, é claro, os famosos bolos de milho e macaxeira, entre outros pratos presentes nesta época do ano.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salienta a relevância do evento para o estado, enfatizando que, a realização da 40° edição preserva as raízes culturais e impulsiona o turismo e a economia local. “O Arraial Flor do Maracujá é um patrimônio de nossa cultura, uma festa que atravessa gerações e que reforça nossa identidade. Convidamos todos os rondonienses e visitantes a participarem do arraial, que se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia.”

O titular da secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes ressalta que, a população vai encontrar um espaço com muita alegria e segurança para toda família. “É um momento de confraternização e alegria, onde as cores vibrantes das bandeirinhas e os passos marcados das quadrilhas vão lotar o Parque dos Tanques de vida e energia.”

Neste ano, o Arraial Flor do Maracujá terá a apresentação de 30 agremiações folclóricas no grupo especial e 5 no acesso, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, além de estrutura ampliada, com mais espaço nas arquibancadas para melhor acomodar o público presente.

30 agremiações folclóricas no grupo especial e 5 no acesso se apresentam nesta 40° edição

Veja a programação desta sexta-feira (21)

  • 20h – Abertura oficial
  • 20h30 às 21h20 – Carimbó da Terceira Idade
  • 21h35 às 22h25 – Quadrilha adulta Arrastá Pé do Candeias
  • 22h40 às 23h30 – Quadrilha adulta Triângulo
  • 00h05 – Show musical

programação completa do 40º Arraial Flor do Maracujá está disponível no Portal do Governo de Rondônia. A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) elaborou uma vasta programação, com coberturas jornalísticas e galerias de fotos, exibindo momentos da festa folclórica. Além disso, está confirmada a transmissão pelo canal do youtube do governo, com a participação de equipes de profissionais da área e convidados.

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL

A origem do nome “Flor do Maracujá” surge em homenagem à primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. Em 31 de outubro de 2019, foi sancionada pelo governador Marcos Rocha a Lei nº 4.635, que tornou o Arraial Flor do Maracujá Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, fazendo parte do Calendário de Eventos Oficiais, para reforçar, ainda mais, as tradições no período junino.

Fonte: Suelen Viana
Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

NOTA DE PESAR – Dalton Di Franco

Foi com profundo sentimento de tristeza que a juíza aposentada Euma Tourinho, integrante da família…

Eurocopa: veja as escalações de Espanha e Inglaterra na final

As seleções de Espanha e Inglaterra já estão escaladas para a final da Eurocopa. O…

Diretor comenta boatos de participação de rei Charles em “Deadpool & Wolverine“

O diretor Shawn Levy, 55, e o ator Ryan Reynolds, 47, comentaram os boatos de…