• Home
  • Política
  • Veja como votou Rondônia no projeto que dá a Arthur Lira poderes para afastar deputado ‘brigão’

Veja como votou Rondônia no projeto que dá a Arthur Lira poderes para afastar deputado ‘brigão’

Os deputados Cristiane Lopes (UB), Dr. Fernando Máximo (UB), Lebrão (UB), Lúcio Mosquini (MDB), Maurício Carvalho (UB) e Thiago Flores (Republicanos) disseram “sim” ao Projeto de Resolução (32/24) articulado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) que dá  a ele “super poderes” de afastar qualquer parlamentar que infringir os limites do Código de Ética da Casa.

Veja como votou Rondônia no projeto que dá a Arthur Lira poderes para afastar deputado ‘brigão’ - News Rondônia
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A aprovação ocorreu por maioria, nesta quarta-feira (13), com 400 favoráveis, 1 abstenção e 29 contrários. Dos representantes de Rondônia, dois não tiveram os votos computados pois estavam ausentes: Coronel Chrisóstomo (PL) e Silvia Cristina (PL).

O PR aplica afastamento cautelar de até seis meses a um deputado quando o presidente da Mesa Diretora entender que o parlamentar infringiu os limites do Código de Ética. Após a deliberação, a medida foi automaticamente promulgada pelo alagoano e entrou em vigor.

Segundo a nova regra, se um deputado quebrar o decoro, a presidência oferecerá uma proposta de suspensão do congressista dentro do Conselho de Ética. O grupo votará o caso em até três dias úteis. Na súmula do projeto, o tempo é considerado de ‘prioridade extrema’.

Se o Conselho aprovar, o deputado pode recorrer ao plenário na sessão seguinte. Lá ele deve conquistar 257 votos, ou seja, maioria absoluta. Também na regra, caso o Conselho não decida, o plenário receberá o pedido do presidente automaticamente e julgará o caso.

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lembrança a Senna e pazes entre Bebeto e Romário: a festa dos 30 anos do Tetra

A festa dos 30 anos do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira foi além da comemoração…

“Estreante“ do breaking, Paris tem centro cultural dedicado ao hip hop

À primeira vista, pode não parecer, mas Paris é o lugar ideal para receber a…

Samuel Costa não vamos sacrificar nossa nominata de vereadores da REDE/PSOL

O pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Samuel Costa (REDE), lançou um alerta à esquerda…