Na tarde desta quinta-feira (27), servidores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se reuniram em Porto Velho (RO). A proposta da categoria foi alinhar o retorno das aulas. A UNIR abraçou a greve nacional dos servidores e técnicos-administrativos das universidades e institutos, em uma paralisação que se estende há mais de 60 dias.
Ficou definido que a UNIR segue em greve e, segundo os gestores, o retorno só irá acontecer após o alinhamento do calendário letivo. “Hoje aprovamos a proposta. Seguimos o calendário de 2024.1 que continua vigente. Decidimos as atividades para os ajustes”, pontuou a docente Maria do Socorro Gomes Torres.
No encontro, ficou acordado ainda que não serão adotadas aulas aos sábados, nem criados meios que sobrecarreguem os estudantes, tendo em vista o respeito aos direitos acordados entre docentes e discentes.
No novo acordo, o calendário letivo de 2024.1 deve reiniciar a partir do dia 08 de julho, com término em 06 de dezembro deste ano. “Estamos propondo trabalhar e recuperar o ano letivo da melhor forma possível. Devemos pensar no melhor. Não podemos ficar criando meios e mentindo. Os alunos já perceberam isso”, disse uma docente.