Três pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal (PF) por estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informações da Caixa Econômica Federal (CEF). As prisões ocorreram na segunda-feira (17), em Porto Velho (RO).
A Polícia Federal informou que, com auxílio da Centralizadora de Segurança e Fraude da Caixa Econômica Federal, foi descoberto que os participantes do esquema criminoso estavam retirando dinheiro de saldos remanescentes de contas do banco, com a ajuda de um funcionário, que permitia a modificação dos registros de clientes de maneira inadequada.
Foi constatado ainda que ocorreram modificações em mais de 130 registros e, apenas no mês de junho de 2024, foram realizadas retiradas não autorizadas que alcançaram o montante de R$ 74.410.
Na ação foram confiscados valores em dinheiro e telefones celulares dos suspeitos que foram usados para cometer crimes. Após a aprovação da justiça, os objetos serão enviados para análise forense a fim de identificar outros envolvidos no crime.
Os envolvidos podem ser responsabilizados por fraude qualificada, participação em organização criminosa e manipulação de informações falsas em banco de dados, além do crime de peculato eletrônico.
Fonte: A Gazeta de Rondônia
Foto: Divulgação PF