• Home
  • Destaque
  • STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira (10), maioria de votos para rejeitar recursos de dois deputados federais e um suplente do PL que se tornaram réus pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

Na semana passada, o colegiado iniciou o julgamento virtual de recursos protocolados pelas defesas dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.

Até o momento, além do relator, Cristiano Zanin, votaram contra os recursos os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia. A votação será encerrada nesta sexta-feira (11).

Para o relator, as defesas buscam rediscutir a matéria. “Os embargos de declaração não constituem meio processual adequado para a reforma do julgado, não sendo possível atribuir-lhes efeitos infringentes, salvo em situações excepcionais, o que não ocorre no caso em questão”, disse Zanin.

Defesas

Durante o julgamento no qual os parlamentares se tornaram réus, a defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vitória Strada é a última eliminada do BBB25, com 54,52% dos votos

RenataMédia: 6,56%Voto Único: 10,24%Voto Torcida: 2,88% Vitória StradaMédia: 54,52%Voto Único: 48,34%Voto Torcida: 60,70% Quem é Vitória Strada? Trocar imagemTrocar imagem…

ALTA TENSÃO: Trabalhador morre eletrocutado durante manutenção em rede elétrica da Energisa

Um acidente de trabalho neste domingo (20) resultou na morte do eletricista Márcio Souza dos…

Deputada Lebrinha realiza encontro com parlamentares bolivianos para discutir interesses comuns entre Brasil e Bolívia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) será sede, na próxima terça-feira (15), de um encontro…