• Home
  • Destaque
  • SENAI-RO entrega novos profissionais nas áreas de vestuário e construção civil

SENAI-RO entrega novos profissionais nas áreas de vestuário e construção civil

O mercado agora conta com novos profissionais nos segmentos de vestuário e construção civil. Quinze alunos do curso de Mestre de Obra e 21 do curso de Costureiro Industrial do Vestuário, ambos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio do Programa Vencer, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Ação Social (SEAS), receberam seus certificados de conclusão em solenidade ocorrida no complexo do SESI, em Porto Velho.

A professora do curso de costura, Maria Aparecida Ramiro, destacou que esta foi uma turma muito dedicada e motivada. Os alunos não apenas dominaram o conteúdo programático do curso, que incluiu diversas técnicas e exercícios básicos, como também aprenderam a operar máquinas overloque e galoneira, além de realizar enfiamentos, trocas de agulha, ajuste de pontos e o conhecimento de peças e mecânica básica.

SENAI-RO entrega novos profissionais nas áreas de vestuário e construção civil - News Rondônia

“Além dessas habilidades, os alunos confeccionaram pijamas infantis, camisetas, regatas, aprenderam a pespontar, fazer barra, acabamentos, casear, pregar botão”, explicou. Maria Aparecida Ramiro informou que foi oferecido um módulo sobre empreendedorismo.

A professora mencionou que um grupo de alunas decidiu criar peças que não estavam inicialmente previstas no, como jalecos e aventais. “Algumas alunas já tinham experiência prévia com máquinas de costura, então permiti que fossem além e usassem a criatividade para produzir peças diferenciadas, com resultados muito positivos”, afirmou.

Paulo José Pereira, aluno do curso de Mestre de Obra, relatou que já atuava na área, porém, por não possuir certificado, o que resultou na perda de algumas oportunidades de trabalho. Com sua experiência prática, Paulo focou em aprimorar suas técnicas e aprender novos métodos no segmento da construção civil.

“O professor apresentou, de forma clara e acessível como aplicar todos os materiais, como tintas, madeiramento para vigas e escoras, preenchimento do telhado, concreto armado, precificação de orçamento, controle de custos e economia de materiais”, destacou. Pereira também mencionou que foram ensinadas técnicas em hidráulica, elétrica, carpintaria e ferragem. “Além disso, recebemos instruções básicas sobre estruturação de paredes com chapisco e reboco, medição de metro quadrado. O curso é extremamente proveitoso, tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tinham algum conhecimento prévio”, concluiu Paulo Pereira.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

NOTA DE PESAR – Dalton Di Franco

Foi com profundo sentimento de tristeza que a juíza aposentada Euma Tourinho, integrante da família…

Eurocopa: veja as escalações de Espanha e Inglaterra na final

As seleções de Espanha e Inglaterra já estão escaladas para a final da Eurocopa. O…

Diretor comenta boatos de participação de rei Charles em “Deadpool & Wolverine“

O diretor Shawn Levy, 55, e o ator Ryan Reynolds, 47, comentaram os boatos de…