O cenário, com valores entre 75 e 100 milímetros, revela a média de chuvas prevista para ocorrer nesta semana em Rondônia. Os padrões indicam a ocorrência dessas precipitações em todo o estado. Em pontos isolados, entre o Nordeste e o Norte, essa média deve cair um pouco, mas apenas nesses locais, onde os valores ficarão na casa dos 45 milímetros, o que ainda representa uma quantidade considerável de chuva.
A previsão, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto MetSul, aponta que as chuvas serão frequentes e volumosas. Nesta época do ano, quando o período de inverno revela sua força, as chuvas chegam mais fortes e, com elas, nuvens bastante carregadas.
Trovões e raios tornam-se muito mais frequentes. É o caso desta segunda-feira (06), quando o Inmet mantém o alerta para “chuvas intensas” em Rondônia. Essas chuvas, segundo o órgão nacional, são esperadas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 por dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O mesmo cenário prevalece em parte dos estados do Amazonas, Acre, Pará e Tocantins.
De acordo com o MetSul, as chuvas nesta época do ano ocorrem devido à combinação de uma atmosfera aquecida com o clima tropical. Isso resulta na presença de precipitações regionalmente muito fortes. “Temporais, raios, granizo e ventos, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão”, conclui a empresa de meteorologia com sede no Rio Grande do Sul.