• Home
  • Destaque
  • Programa de rádio da França exibe série especial de músicas rondonienses

Programa de rádio da França exibe série especial de músicas rondonienses

30 músicas autorais produzidas em Rondônia vão ser exibidas em um programa de rádio na segunda maior cidade da França. O programa Aquarelle du Brésil irá trazer uma série especial sobre a música rondoniense, dividida em duas edições. Esse programa é voltado para a difusão da música brasileira na França e é apresentado toda terça-feira em Marselha. Aquarelle du Brésil faz parte da Rádio Galere e é exibido toda terça-feira às 11h de Porto Velho. Ou seja, 17h de Marselha.

Programa de rádio da França exibe série especial de músicas rondonienses

Assim como já mencionado, serão dois programas voltados para a música de Rondônia. Na próxima terça-feira (25), irá ao ar um programa com 15 músicas rondonienses. No dia 2 de julho, outras 15 músicas do estado completam este especial sobre Rondônia. A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo no endereço https://radiogalere.org/

O especial sobre música rondoniense irá contar com uma diversidade de gêneros musicais, mostrando a pluralidade de temas e estilos produzidos no estado. Gêneros como MPBera, samba, rap, indie, reggae, rock e MPB serão apresentados.

No programa do dia 25 de junho, artistas como Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura irão apresentar os temas amazônicos e ribeirinhos. O rock será representado no primeiro programa pelo poeta Rogério. Já Gabriê, Marfiza e Yás trazem as vozes femininas na MPB. A rapper Negra Mary e Marcela Bonfim mostrarão a luta antirracista através da música. Ainda no rap, serão exibidas as rimas de Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró. Esse último é o idealizador dos programas sobre música rondoniense na Rádio Galere.

No programa do dia 02 de julho, o poeta Ernesto Melo traz o samba autenticamente rondoniense. Enquanto isso, jovens que fazem uma mistura de ritmos também exibirão as suas músicas, como são os casos de João Belfort, Carla Letícia e Ultimato. O reggae será representado pelo Leão do Norte. Haverá bastante rap de crítica social, através das rimas de Pugga ZS, Lobo, Sandra Braids e Txepo. Nomes conhecidos do rock em Rondônia também terão as suas músicas executadas, como são os casos de Distopia, Nitro e Malcriados. Haverá ainda espaço para o repente, através das rimas do poeta João Matias.

O programa

Aquarelle du Brésil é um programa liderado por Jean-Louis Dumas, um francês que já morou no Brasil e encontrou na Rádio Galere o espaço para difundir a música brasileira. Isso porque a Rádio Galere tem como perfil valorizar as identidades imigrantes em Marselha, uma cidade no Sul da França que possui pessoas de diversas nacionalidades.

A língua portuguesa, por exemplo, é a terceira língua mais falada como primeira língua dos moradores de Marselha, devido à intensa migração de brasileiros, portugueses e africanos de países falantes da língua portuguesa. No programa, há uma mistura de idiomas, entre o português e o francês.

A ideia de exibir um especial da música rondoniense surgiu do professor da Universidade Federal de Rondônia, Carlos Guerra Júnior, que palestrou na Universidade Aix-Marseille, localizada na França, no mês de maio. O líder do programa e o professor se conheceram no evento “Jornada Científica em Língua Portuguesa”, realizada na cidade de Aix, onde o docente palestrou. O professor também é rapper, utilizando o nome Carlos Mossoró e terá uma de suas músicas executadas no especial. Trata-se de “Conhecimento”, uma parceria com a rapper Jhuka Andrade e que aborda sobre os saberes transmitidos através da música rap.

Todas as edições do programa Aquarelle du Brésil (tradução de Aquarela do Brasil) ficam arquivadas na “Pequena Enciclopédia Áudio da Música Brasileira”, criada por Jean-Louis Dumas e que pode ser acessada através do link: https://archive.org/details/aquarelledubresil.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Eurocopa: veja as escalações de Espanha e Inglaterra na final

As seleções de Espanha e Inglaterra já estão escaladas para a final da Eurocopa. O…

Diretor comenta boatos de participação de rei Charles em “Deadpool & Wolverine“

O diretor Shawn Levy, 55, e o ator Ryan Reynolds, 47, comentaram os boatos de…

Delegacia de Patrimônio prende três pessoas em flagrante por recepção de carga de Milho furtada no Rio Madeira

Em uma ação rápida e eficaz, a Delegacia de Patrimônio prendeu em flagrante três pessoas…