• Home
  • Polícia
  • PRF em Rondônia registra queda nos números provocados por ingestão de álcool pelo condutor

PRF em Rondônia registra queda nos números provocados por ingestão de álcool pelo condutor

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), desempenha papel crucial na segurança viária. Entre suas principais responsabilidades está a fiscalização do índice de alcoolemia nas rodovias federais do país e a realização de campanhas educativas para conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob influência de álcool.

Em 2023, a PRF de Rondônia registrou os menores números dos últimos cinco anos em acidentes, feridos graves e mortes no trânsito causados por motoristas alcoolizados. Comparando com 2019 – ano pré-pandemia de Covid-19 que reduziu significativamente as fiscalizações presenciai –, ainda assim houve uma queda de 49,6%, 75% e 100%, respectivamente, nestes índices.

Panorama embriaguez ao volante
Sinistros de trânsito, feridos graves e mortes

Os resultados demonstram os esforços da PRF em prevenir acidentes e intensificar a fiscalização em todas as regiões do país. No ano passado, foram realizadas quase setecentas ações específicas para fiscalizar o comportamento dos motoristas em relação ao consumo de álcool no estado de Rondônia.

Quantidade de comandos de alcoolemiaQuantidade de comandos de alcoolemia
Fiscalização de alcoolemia

Ontem, no mesmo dia de comemoração dos 16 anos da existência da Lei Seca, a PRF realizou comandos de alcoolemia em todas as delegacias que compõem o estado de Rondônia. Na ocasião, mais de 500 pessoas foram submetidas à fiscalização. Apesar de todo o esforço para que condutores e passageiros possam realizar uma viagem segura, um homem foi detido pelo crime de embriaguez ao volante, no município de Presidente Médici/RO.

É importante ressaltar que a responsabilidade e a consciência dos motoristas contribuem para o crescimento da paz no trânsito. Por esse motivo, a orientação é que os motoristas não dirijam sob efeito de álcool e que, quando consumirem bebidas alcoólicas, utilizem formas alternativas de transporte.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

NOTA DE PESAR – Dalton Di Franco

Foi com profundo sentimento de tristeza que a juíza aposentada Euma Tourinho, integrante da família…

Eurocopa: veja as escalações de Espanha e Inglaterra na final

As seleções de Espanha e Inglaterra já estão escaladas para a final da Eurocopa. O…

Diretor comenta boatos de participação de rei Charles em “Deadpool & Wolverine“

O diretor Shawn Levy, 55, e o ator Ryan Reynolds, 47, comentaram os boatos de…