• Home
  • Destaque
  • Prefeitura proporciona realização de cirurgias eletivas em pacientes de Porto Velho

Prefeitura proporciona realização de cirurgias eletivas em pacientes de Porto Velho

As cirurgias eletivas contratadas pela Prefeitura de Porto Velho e executadas pelo Hospital Santa Marcelina estão em andamento na capital. Até o momento, 161 pacientes foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para realizar os procedimentos cirúrgicos.

A iniciativa busca diminuir o tempo de espera para pacientes na fila por intervenções cirúrgicas. Em um período de 25 dias, o Hospital Santa Marcelina realizou 58 cirurgias gerais e obstétricas em pacientes que aguardavam na fila de espera da regulação. Segundo a instituição, nos próximos dias, a expectativa é ampliar o volume de procedimentos realizados diariamente.

O contrato prevê a execução de 807 cirurgias eletivas no município ao longo de um ano. Todas as cirurgias são precedidas por exames pré-operatórios e avaliações de risco cirúrgico para garantir que os pacientes estejam aptos para os procedimentos.

Luciana de Souza foi a segunda paciente a ser contemplada através da parceria. Ela conta que sofreu com problemas com pedras na vesícula durante 12 anos, razão pela qual não conseguia se alimentar bem, levando a perda de peso e muito sofrimento.

“Foram anos de muita dor, diversos problemas, não comia quase nada. Quero agradecer a todos que trabalharam e possibilitaram a realização dessa cirurgia. Com certeza agora terei qualidade de vida”, celebrou a paciente.

O Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac) da Semusa é responsável por coordenar as atividades, incluindo o agendamento e a comunicação com os pacientes. O diretor, Helison Ribeiro, destaca o papel do setor nesta parceria.

“O Drac atua diretamente na organização e na gestão das filas de espera, garantindo que os pacientes sejam informados e atendidos de forma eficiente. Através dessa parceria, conseguimos otimizar o fluxo de atendimento e reduzir significativamente o tempo de espera para cirurgias eletivas, contribuindo para a melhoria da saúde pública no município”.

O contrato com o Hospital Santa Marcelina foi celebrado após um processo de licitação pública, no qual a instituição venceu a concorrência. A parceria faz parte do Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O investimento total é de R$ 1.960.753,00, oriundos do Governo Federal.

Serão realizadas cirurgias eletivas ginecológicas e gerais, abrangendo 20 tipos de procedimentos, como curetagem do colo do útero, histerectomia, colecistectomia e reparação de hérnias. A expectativa é que, ao longo do contrato, o tempo de espera para cirurgias no município seja significativamente reduzido, melhorando o acesso à saúde para a população de Porto Velho.

“Nós aderimos esse programa para reduzir a fila de pacientes residentes em Porto Velho que aguardam na regulação do estado e do município. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes e acelerar o atendimento. Com esse contrato, muitas cirurgias serão realizadas pelo município”, destacou Eliana Pasini, secretária Municipal de Saúde.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ozzy Osbourne é garoto-propaganda de nova camisa de time inglês; vídeo

Nesta terça-feira (23) o Aston Villa, da Inglaterra, divulgou em suas plataformas oficiais os novos…

Filme de Walter Salles com Fernanda Torres vai a dois festivais internacionais

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi selecionado para a competição oficial do Festival de…

veja quem tem direito e como evitar fraudes – A Gazeta de Rondônia

O Ministério da Fazenda informou que uma portaria editada pela pasta no fim de junho…