• Home
  • Destaque
  • Prefeitura intensifica ações com objetivo de reduzir índices de acidentes nas ruas de Porto Velho

Prefeitura intensifica ações com objetivo de reduzir índices de acidentes nas ruas de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está reforçando e intensificando as ações com objetivo de reduzir os índices de acidentes na capital de Rondônia. O uso do celular enquanto dirige, a pressa e o desrespeito às leis estão entre as principais causas dos sinistros.

“Na semana passada, a cidade bateu o recorde de acidentes envolvendo motociclistas e 100% deles foi por imprudência, ou seja, excesso de velocidade combinado com desrespeito à sinalização”, lamentou o gerente da Fiscalização de Trânsito, Joelmir Silva (J. Silva).

Um dos motivos para tantos acidentes em Porto Velho é que muitos condutores avançam o sinal vermelho. Por esse comportamento, acabam se tornando um dos principais vilões das ruas da cidade. O principal vilão, no entanto, é o uso do celular enquanto dirigem, além da pressa.

“Motoristas continuam comentando aquela infração do artigo 252, que é utilizar o aparelho celular enquanto dirigem, sendo este o principal vilão. Motoboys também utilizam o celular para procurar endereço, se distraem e acabam se envolvendo em acidentes”, comentou J. Silva.

Prefeitura intensifica ações com objetivo de reduzir índices de acidentes nas ruas de Porto Velho
O trabalho de fiscalização também vem sendo intensificado | Foto: Leandro Ribeiro

Ele pede que as pessoas prestem mais atenção e tenham amor à vida. Num momento de distração com o celular, por exemplo, os imprudentes podem causar acidentes, tirar a vida de outra pessoa ou a deles mesmo. “Que tenham prudência, respeitem os limites de velocidade e a sinalização de trânsito”, enfatizou.

AÇÕES

Uma das principais ações da Prefeitura para evitar acidentes é o reforço na sinalização, tanto horizontal quanto vertical e semafórica. Joelmir afirma que a cidade agora está bem sinalizada e, portanto, não deveria acontecer essa quantidade de acidentes, mas “o grande problema é essa questão do desrespeito”, completou.

Equipes de educação para o trânsito da Semtran têm realizado palestras nas empresas, escolas e associações, entre outros ambientes, além de blitzes educativas, procurando conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar a legislação. O trabalho de fiscalização também vem sendo intensificado.

Como forma de preparar os condutores do futuro e torná-los multiplicadores de conhecimento, a Semtran realiza palestras nas escolas e ensina os estudantes a utilizarem a faixa de pedestres.

Prefeitura intensifica ações com objetivo de reduzir índices de acidentes nas ruas de Porto VelhoPrefeitura intensifica ações com objetivo de reduzir índices de acidentes nas ruas de Porto Velho
Um dos motivos para tantos acidentes em Porto Velho é que muitos condutores avançam o sinal vermelho | Foto: Leandro Ribeiro

“Antes da campanha Maio Amarelo a gente estava trabalhando na parte interna das escolas com os alunos. Agora estamos na parte externa, que é a prática com eles na rua”, finalizou.

INVESTIMENTOS

Também com foco em salvar vidas e melhorar ainda mais a sinalização na cidade, a Prefeitura, através da Semtran, investiu nos últimos anos R$ 7,8 milhões no sistema digitalizado para sincronizar os semáforos e instalou câmeras de monitoramento em 15 semáforos, para flagrar os que avançam o sinal vermelho.

PARCERIAS

Por meio do projeto denominado “Empresa Amiga do Trânsito”, a Semtran vem realizando blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, procurando conscientizar motoristas e motociclistas.

O município também firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) visando ampliar as ações de conscientização para um trânsito mais seguro na capital rondoniense. A ideia é implantar a Semana Municipal de Trânsito, como já acontece em outros municípios brasileiros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

AGU defende suspensão da privatização da Sabesp

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu nesta sexta-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) a…

Scarpa tem vitória na Justiça e penhora alto valor de Bigode

Meio-campista do Atlético-MG, Gustavo Scarpa conseguiu bloquear nesta semana pouco mais de R$ 530 mil…

“Bom Dia, Verônica“ deve ganhar sequência

A história retratada em “Bom Dia, Verônica” deve continuar. Segundo o escritor Raphael Montes, um…