A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está reforçando e intensificando as ações com objetivo de reduzir os índices de acidentes na capital de Rondônia. O uso do celular enquanto dirige, a pressa e o desrespeito às leis estão entre as principais causas dos sinistros.
“Na semana passada, a cidade bateu o recorde de acidentes envolvendo motociclistas e 100% deles foi por imprudência, ou seja, excesso de velocidade combinado com desrespeito à sinalização”, lamentou o gerente da Fiscalização de Trânsito, Joelmir Silva (J. Silva).
Um dos motivos para tantos acidentes em Porto Velho é que muitos condutores avançam o sinal vermelho. Por esse comportamento, acabam se tornando um dos principais vilões das ruas da cidade. O principal vilão, no entanto, é o uso do celular enquanto dirigem, além da pressa.
“Motoristas continuam comentando aquela infração do artigo 252, que é utilizar o aparelho celular enquanto dirigem, sendo este o principal vilão. Motoboys também utilizam o celular para procurar endereço, se distraem e acabam se envolvendo em acidentes”, comentou J. Silva.
Ele pede que as pessoas prestem mais atenção e tenham amor à vida. Num momento de distração com o celular, por exemplo, os imprudentes podem causar acidentes, tirar a vida de outra pessoa ou a deles mesmo. “Que tenham prudência, respeitem os limites de velocidade e a sinalização de trânsito”, enfatizou.
AÇÕES
Uma das principais ações da Prefeitura para evitar acidentes é o reforço na sinalização, tanto horizontal quanto vertical e semafórica. Joelmir afirma que a cidade agora está bem sinalizada e, portanto, não deveria acontecer essa quantidade de acidentes, mas “o grande problema é essa questão do desrespeito”, completou.
Equipes de educação para o trânsito da Semtran têm realizado palestras nas empresas, escolas e associações, entre outros ambientes, além de blitzes educativas, procurando conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar a legislação. O trabalho de fiscalização também vem sendo intensificado.
Como forma de preparar os condutores do futuro e torná-los multiplicadores de conhecimento, a Semtran realiza palestras nas escolas e ensina os estudantes a utilizarem a faixa de pedestres.
“Antes da campanha Maio Amarelo a gente estava trabalhando na parte interna das escolas com os alunos. Agora estamos na parte externa, que é a prática com eles na rua”, finalizou.
INVESTIMENTOS
Também com foco em salvar vidas e melhorar ainda mais a sinalização na cidade, a Prefeitura, através da Semtran, investiu nos últimos anos R$ 7,8 milhões no sistema digitalizado para sincronizar os semáforos e instalou câmeras de monitoramento em 15 semáforos, para flagrar os que avançam o sinal vermelho.
PARCERIAS
Por meio do projeto denominado “Empresa Amiga do Trânsito”, a Semtran vem realizando blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, procurando conscientizar motoristas e motociclistas.
O município também firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) visando ampliar as ações de conscientização para um trânsito mais seguro na capital rondoniense. A ideia é implantar a Semana Municipal de Trânsito, como já acontece em outros municípios brasileiros.