• Home
  • Destaque
  • Prefeitura de Porto Velho intensifica ações em resposta à crise hídrica no Rio Madeira

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações em resposta à crise hídrica no Rio Madeira

Diante da severa seca que afeta o Rio Madeira, cujo nível atingiu a cota de 1,67 metro e atualmente se encontra em 1,80 metro, a Prefeitura de Porto Velho, sob a determinação do prefeito Hildon Chaves, vem implementando diversas medidas emergenciais para mitigar os impactos sobre a população e garantir o acesso recursos básicos, como à água potável.

Há pouco mais de cinco meses, ainda de forma de preparo em resposta à crise, foi instituído o Comitê de Crise através do Decreto nº 19.800, de 08 de março de 2024, com o objetivo de coordenar as ações necessárias para enfrentar a iminente crise hídrica.

Entre as ações gerenciadas pelo comitê, atendendo a determinação do prefeito, foi aberto um processo licitatório para a compra emergencial de 187.200 litros de água mineral, com previsão de conclusão até o próximo dia 31. Além disso, o Comitê de Crise está supervisionando a perfuração de poços em áreas críticas, uma medida essencial para aumentar a oferta de água nas regiões mais afetadas.

Perfuração de Poços

A Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD) iniciou a perfuração de cinco poços, dos quais foram concluídos já em Terra Firme e Santa Catarina. O projeto enfrenta entraves técnicos, pois a obra não contemplou a instalação de sistemas de energia para operação das bombas e reservatórios. Essa situação levou a uma paralisação temporária do uso do poço, mas as tratativas com a Energisa para fornecer placa solar para Comunidade de Terra Firme já estão em andamento.

Também contribuindo com as ações emergenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já perfurou dois poços próximos às escolas das comunidades Jerusalém da Amazonas e Gleba do Rio Preto, com previsões para até 30 dias seguir com o cronograma de execução para a Comunidade de São José da Praia e Escolas Lago do Cuniã e Distrito de Nazaré, com previsão de finalização até o mês de setembro.

Para complementar esses esforços, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) está na fase final de um processo licitatório para a perfuração de novos poços, previsto no pregão eletrônico 055/2024/SML/PVH.

Distribuição de Água e Hipoclorito

A Secretaria Municipal de Licitações (SML) está finalizando o edital para compra de água mineral, com o objetivo de distribuir a água às comunidades afetadas. Simultaneamente, a Defesa Civil, em parceria com outras secretarias municipais, intensificou o monitoramento das áreas impactadas e está realizando visitas in loco para distribuir hipoclorito de sódio, garantindo o tratamento seguro da água disponível.

Mobilização Interinstitucional

O prefeito também solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), apoio com o fornecimento de água. A expectativa é que a retirada de água pela Prefeitura ocorra no dia 27, com a distribuição iniciando em 29 de agosto.

A administração municipal permanece vigilante, coordenando as ações através do Comitê e de decretos emergenciais, como o Decreto nº 20.187 de 08 de julho de 2024, que reconhece a situação de emergência na capital.

Publicidade

Publicidade

ELEIÇÕES

Publicidade

ELEIÇÕESELEIÇÕES

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Botafogo vence o Corinthians com brilho de Almada e abre vantagem na liderança

Com show do argentino Thiago Almada, o Botafogo fez valer o mando de campo e…

Gabz, de “Mania de Você“, conta como foi viver Helena mirim de Manoel Carlos

A atriz Gabz, 25, uma das atuais protagonistas de “Mania de Você”, nova novela no…

Dr. Breno Mendes se consolida na liderança na corrida pela Câmara Municipal

Mais uma sondagem do Instituto Phoenix, realizada entre 01 e 03 de setembro de 2024,…