• Home
  • Política
  • Pedro Fernandes destaca importância da próxima fase da CPI das Reservas Ambientais

Pedro Fernandes destaca importância da próxima fase da CPI das Reservas Ambientais

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou da 8ª reunião extraordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na criação de 11 unidades de conservação em Rondônia, realizada na última quarta-feira, 12 de junho, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). Durante a reunião, os parlamentares aprovaram requerimentos importantes para ouvir os técnicos envolvidos na criação das áreas de preservação, um passo fundamental para a continuidade dos trabalhos da comissão.

Pedro Fernandes, que é o relator da CPI, enfatiza a relevância desse próximo passo. “Ouvir os profissionais ambientais e os servidores responsáveis pela criação das reservas é crucial para esclarecer todos os aspectos envolvidos nesse processo. Precisamos garantir que cada detalhe seja minuciosamente investigado, para que possamos entender as circunstâncias que levaram à transformação dessas áreas em reservas,” afirmou o deputado.

O parlamentar destaca também a importância de esclarecer a situação dos produtores rurais afetados pelo decreto que criou as unidades de conservação. “É inaceitável que esses produtores, que estavam trabalhando em suas terras, muitas vezes com escrituras regularizadas, acordem um dia com a notícia de que suas propriedades foram transformadas em reservas estaduais. Precisamos dar uma resposta clara à população e principalmente a esses moradores, que se encontram em uma situação crítica,” destacou Pedro Fernandes.

Além de ouvir os técnicos envolvidos, a CPI também se prepara para convocar os moradores de outras sete unidades de conservação para uma audiência pública no dia 27 de junho. “Esse é um momento decisivo para a CPI, onde todas as dúvidas dos integrantes da comissão e da população poderão ser esclarecidas. Nosso objetivo é garantir transparência e justiça, e eu estou confiante de que conseguiremos trazer à tona todas as informações necessárias para resolver essa questão de maneira justa,” afirmou o deputado.

Pedro Fernandes destacou ainda a importância de contratar profissionais especializados para avaliar os contratos de empresas que exploram crédito de carbono nas unidades de conservação, outra questão que está sendo investigada pela CPI. “Precisamos de uma avaliação técnica detalhada para verificar se houve algum prejuízo econômico para o estado e assegurar que todos os contratos sejam analisados de maneira justa e legal,” explicou.

O deputado concluiu reafirmando seu compromisso com a população de Rondônia e com os moradores das áreas afetadas pelas unidades de conservação. “Meu mandato está à disposição para trabalhar em prol da justiça e do desenvolvimento de Rondônia. Estamos empenhados em garantir que os direitos dos produtores rurais sejam respeitados e que a verdade sobre a criação dessas reservas seja plenamente esclarecida,” finalizou Pedro Fernandes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Polícia confirma que fugitivo está ferido e tentou pedir socorro em sítio

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Rondônia e policiais do serviço…

Professores selecionados para intercâmbio em Londres falam sobre expectativas para a missão

A qualidade da educação pública de Rondônia está em destaque no governo, que investe na melhoria…

Após acionar Justiça, atacante do Corinthians tem rescisão publicada

O atacante Gustavo Mosquito teve o contrato rescindido com o Corinthians nesta quarta-feira (17). O fim do…