O Pavilhão da Agricultura do governo de Rondônia está presente na 13ª edição da Exposição Agropecuária de Porto Velho (Expovel). O pavilhão, organizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) conta com a participação de 20 agricultores familiares de diversas regiões do estado, que trouxeram seus produtos regionais agroindustrializados para exposição e comercialização aos visitantes. A Feira Agropecuária acontece até este domingo (25), no Parque dos Tanques, na Capital.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença dos pequenos agricultores em feiras e festivais no estado, contribui para o fortalecimento das produções. “Com a participação nas feiras, o governo objetiva dar mais visibilidade e valorização aos agricultores familiares e aos produtos da região. O resultado do incentivo é o fortalecimento da economia do estado, evidenciando cada vez mais o trabalho da agricultura familiar,” pontuou.
De acordo com o coordenador da Agricultura Familiar da Seagri, Eduardo Seti, a produção dos agricultores familiares é agroindustrializada em suas propriedades com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove). Entre os segmentos expostos no pavilhão estão: embutidos, defumados, doces, geleias, compotas, derivados do leite, do café e do cacau, além de plantas ornamentais.
“O Pavilhão da Agricultura familiar está na Expovel representando as cadeias produtivas do estado, uma iniciativa do governo com o intuito de incentivar a agricultura familiar, podendo trazer os seus produtos diretamente ao consumidor. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a qualidade dos produtos e sua origem. Um projeto que fomenta e fortalece o fator socioeconômico das famílias envolvidas”, destacou o coordenador da Agricultura Familiar da Seagri.
PAVILHÃO DA AGRICULTURA
O interesse em participar da exposição agropecuária da Capital partiu da iniciativa dos agricultores familiares, que por sua vez, foram prontamente atendidos pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura. Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o apoio ofertado aos produtores reafirma o compromisso do estado em promover a sustentabilidade econômica das famílias envolvidas.
“Trata-se de uma estratégia assertiva do Governo de Rondônia, por meio da Seagri, que tem gerado aquecimento na comercialização dos produtores das famílias, além de estabelecer conexões e expansão de suas atividades, gerando renda e desenvolvimento para as regiões. Um ganho para os agricultores familiares e, também, para o estado”, frisou o titular da Seagri.
AQUECIMENTO ECONÔMICO
A presença do Pavilhão da Agricultura na Expovel tem atraído os olhares dos visitantes, que buscaram conhecer de perto a produção agroindustrializada pelos agricultores familiares, o que proporcionou o aquecimento das vendas. Segundo o queijeiro Nanderson Klein, de Candeias do Jamari, que atua no ramo há mais de 20 anos, essa foi uma boa oportunidade de trazer para Capital o melhor da produção de queijos.
“A nossa trajetória é longa. Já fomos campeões três vezes consecutivas no concurso Conqueijo, sendo reconhecidos como a melhor produção de queijo no estado. E isso é fundamental para nós. Participamos, também, da Rondônia Rural Show, de outras feiras e, agora, na Expovel. A expectativa é que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, isso que é importante, a satisfação nossa pelo reconhecimento, e a satisfação do cliente, por levar um queijo de ótima qualidade”, declarou o produtor de queijos.
Do mesmo anseio compartilha o apicultor Vergilio Possebon Filho, que possui sua agroindústria de produtos derivados do mel, em Vilhena. É a primeira vez que traz a produção para a Expovel e destacou a importância do incentivo do governo, por meio da Seagri. “Para nós, agricultores, só com esse apoio é possível divulgar e ampliar o nosso trabalho em várias feiras pelo estado e aqui na Capital. Dessa forma, o povo está conhecendo a nossa produção e reconhecendo o potencial do agro de Rondônia. Que possamos ter mais pessoas aqui para nos prestigiar até o final da feira”, afirmou.
APROVAÇÃO DOS PRODUTOS
Letícia Santos, visitante pela primeira vez na feira dos agricultores ficou surpresa com a variedade dos produtos apresentados. “Eu gostei muito de conhecer a produção dos agricultores. Uma forma, também, de reconhecer o trabalho vindo da agricultura familiar”, disse.
O funcionário público Lucivaldo Ramos Lima, também esteve presente no Pavilhão da Agricultura, fez um tour pelas bancas e degustou alguns produtos. Com o sorriso estampado no rosto descreveu a satisfação pela qualidade da produção. “Realmente precisamos dar a atenção à produção da agricultura familiar que, com certeza, irá se destacar cada vez mais no mercado. Não tenho dúvidas que já há uma grande aceitação do público, pois os produtos são deliciosos”, destacou.
Publicidade
Publicidade
Publicidade