• Home
  • Destaque
  • Orientações sobre segurança no trânsito são fortalecidas para alunos de escolas públicas de Porto Velho

Orientações sobre segurança no trânsito são fortalecidas para alunos de escolas públicas de Porto Velho

Com o intuito de colaborar na construção de um trânsito seguro para todos, em especial na educação de crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, na quarta (12) e quinta-feira (13), palestras interativas, por meio de apresentação de teatro, para alunos das escolas públicas de Porto Velho.

A ação teve a participação do boneco Didico, manipulado pela atriz e bonequeira Vavá Castro, juntamente à equipe de educadores da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Um total de 175 alunos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Esperança e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ronilza Cordeiro Afonso Dias receberam orientações sobre como andar com segurança quando estiverem no trânsito, utilizando corretamente os dispositivos de segurança.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento na educação de trânsito, realizado pelo Detran-RO, vai ao encontro da promoção de segurança, no direito de ir e vir da população rondoniense. “O conhecimento sobre segurança no trânsito, levado para sala de aula ao público infantil, traz sempre bons resultados. As crianças começam a chamar a atenção dos adultos quanto à obediência das leis, contribuindo para a segurança de todos”, salientou.

A vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims explicou que, as ações educativas nas escolas são importantes para a formação de futuros cidadãos conscientes e responsáveis, contribuindo assim, para a redução de sinistros e promovendo melhorias na vida de todos.

As ações educativas do Detran-RO estão fundamentadas na Resolução n° 1.000, de 14 de setembro de 2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece como mensagem principal em 2024, “Paz no trânsito começa por você”. O diretor-geral adjunto da Autarquia, Paulo Higo evidenciou que, as campanhas educativas do Detran, com foco na autorresponsabilidade, clamam pela paz no trânsito. Por isso, engajamos a campanha ao público em geral.

Dicas de segurança no trânsito para crianças

  • Andar sempre pela calçada e acompanhado de um adulto;
  • Não utilizar fones de ouvidos quando andar na rua. Além de reduzir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;
  • Não sair correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas;
  • Durante a travessia, não ultrapassar correndo e nunca voltar para buscar objetos caídos no chão;
  • Atravessar a rua sempre na faixa de pedestre;
  • Olhar para os dois lados, duas, três, ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima, deixando claro a intenção de atravessar a via;
  • Ao desembarcar de um veículo, saia pelo lado da calçada, e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia; e
  • Nunca atravessar a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam os motoristas, a sua visibilidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Adolescente tem perna dilacerada em atropelamento por caçamba do DNIT

Uma adolescente de 13 anos teve a perna dilacerada após ser atropelada por uma caçamba…

“Super Bento“: Time de CR7 anuncia goleiro da Seleção Brasileira

  O Al-Nassr, da Arábia Saudita, anunciou nesta quarta-feira (17) a contratação do goleiro Bento,…

Morre DJ Tomcraft, dono do hit “Loneliness“, aos 49 anos

O DJ Tomcraft morreu nesta última segunda-feira (15), aos 49 anos de idade. A informação…