• Home
  • Polícia
  • Operação Karipuna: PRF em Rondônia resgata trabalhadores em situação degradante em Reserva Extrativista

Operação Karipuna: PRF em Rondônia resgata trabalhadores em situação degradante em Reserva Extrativista

Rondônia (RO), 13/06/2024 – Durante a Operação Karipuna, que teve início no começo deste mês, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia desempenhou um papel crucial no resgate de quatro trabalhadores que estavam vivendo em condições análogas à escravidão. As propriedades de criação de gado, localizadas na Reserva Extrativista (RESEX) estadual de Jaci-Paraná (RO), ao lado da Terra Indígena Karipuna (TIKA), foram alvo da ação conjunta dos órgãos responsáveis pela garantia dos direitos trabalhistas.

Operação Karipuna: PRF em Rondônia resgata trabalhadores em situação degradante em Reserva Extrativista

Durante a operação, coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um vaqueiro e outros três trabalhadores, incluindo um adolescente de 16 anos, foram resgatados de condições degradantes. Essas pessoas foram contratadas para realizar tarefas na pastagem, porém, viviam em locais precários, sem acesso a água potável e instalações sanitárias.

Operação Karipuna: PRF em Rondônia resgata trabalhadores em situação degradante em Reserva ExtrativistaOperação Karipuna: PRF em Rondônia resgata trabalhadores em situação degradante em Reserva Extrativista

Os empregadores foram autuados pelas irregularidades encontradas e notificados a pagar os salários e rescisões devidas. Destaca-se que, durante a ação, a PRF identificou um mandado de prisão em aberto contra um dos trabalhadores resgatados pelo crime de homicídio, procedendo imediatamente à sua detenção. Além disso, um rifle calibre .22 de fabricação caseira, que estava em uma das propriedades, foi apreendido.

A Terra Indígena Karipuna (TIKA) está passando por um processo de desintrusão, e as propriedades fiscalizadas estão diretamente ligadas, de forma social e econômica, a esse processo de retirada dos invasores. A atuação conjunta dos órgãos foi fundamental para garantir a eficácia da operação.

Além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU), da Polícia Federal (PF) e do próprio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A integração desses órgãos demonstra o compromisso conjunto em combater o trabalho escravo e garantir a dignidade dos trabalhadores brasileiros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

FORAGIDO CAPTURADO: Suspeito de tráfico que fugiu da PRF e abandonou 50 kg de drogas é preso pelo Denarc

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi localizado no Ramal do Laje, zona…

Início do patrolamento da Linha 101 em União Bandeirantes ocorre após indicação da deputada Dra. Taissa Sousa

O trabalho de patrolamento na Linha 101, localizada no distrito de União Bandeirantes, já está…

América Latina deve sofrer menos com guerra comercial de Trump, diz Ceal

A América Latina pode sofrer menos impactos com a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos,…