A premiada atriz Meryl Streep completou 75 anos no sábado (22). Com mais de 45 anos de carreira, venceu duas honrarias do EGOT — ou seja, quando um artista ganha os principais prêmios da música, TV, filme e teatro, como Emmy, Grammy, Oscar e Tony.
Em 2024, inclusive, Streep recebeu o Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes. “Estou imensamente honrada em receber a notícia deste prestigioso prêmio. Ganhar um prêmio em Cannes, para a comunidade internacional de artistas, sempre representou a maior conquista na arte do cinema”, disse a atriz na ocasião.
Ela também recebeu diversas indicações pelos seus trabalhos nas telinhas, como Melhor Atriz para o filme “The Post”. Abaixo, aproveite e veja cinco longas premiados dos quais Meryl Streep participou:
“The Post — A Guerra Secreta” (2017)
O filme narra o período no qual o jornal Washington Post tenta ganhar mais destaque no mercado, mas enfrenta um dilema com o New York Times. Na obra, Meryl Streep é Kat Graham, a dona do veículo, papel que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
No total, segundo o IMDB, The Post — A Guerra Secreta recebeu 116 indicações e acumulou 21 vitórias em premiações diversas. Dentre elas, a de Melhor Filme, pela organização de críticos de cinema National Board of Review; e Melhor Retrato de Washington DC, pela Washington DC Area Film Critics Association Awards.
“A Dama de Ferro” (2011)
Com 47 indicações em diversas premiações, o filme conta a história biográfica da ex-Primeira Ministra Britânica, Margaret Thatcher. Meryl Streep, a intérprete da personagem, mostrou desde a entrada de Thatcher na política até seus últimos dias de vida.
O papel rendeu um Oscar, Globo de Ouro e BAFTA de Melhor Atriz para Streep. Além disso, a obra recebeu outros prêmios: Melhor Maquiagem e Cabelo, no BAFTA; Melhor Figurino, no Prêmio Irlandês de Filme e Televisão; e Atriz Britânica do Ano, para Olivia Colman, no London Critics Circle Film Awards.
“O Diabo Veste Prada” (2006)
Com Anne Hathaway e Emily Blunt no elenco, Meryl Streep venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz pela personagem Miranda Priestley, a editora-chefe da mais importante revista de moda de Nova York, a Runaway. O longa também recebeu indicações no Oscar, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Figurino, mas não venceu.
O filme acompanha Andy (Hathaway), que consegue um emprego como assistente de Miranda, mas precisa aprender a lidar com a chefe, as disputas no mercado de trabalho e seu próprio relacionamento amoroso.
“Adaptação” (2002)
O filme conta a história de Charlie Kaufman (Nicolas Cage) tentando adaptar um livro da autora Susan Orlean (Meryl Streep) para o cinema. Ao mesmo tempo, ele tenta lidar com sua baixa autoestima.
A obra ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado e rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Chris Cooper, o protagonista do livro de Susan Orlean no filme.
Streep, inclusive, recebeu diversas indicações pelo papel — até como Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar —, mas venceu a mesma categoria em outras premiações, como o Chicago Film Critics Association Awards e o Florida Film Critics Circle Awards.
“A Escolha de Sofia” (1982)
Um clássico do cinema mundial, “A Escolha de Sofia” conta a história do jovem aspirante a escritor, Stingo (Peter MacNicol), que se muda para Nova York e conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep).
O filme rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Meryl Streep. O longa também foi indicado em outras categorias da principal premiação de cinema mundial, como Melhor Figurino, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.
30 anos de “O Rei Leão”: veja todas as produções da franquia
Compartilhe: