O prefeito Léo Moraes (PODE) foi até as suas redes sociais para alertar a população acerca do aumento de casos da Covid-19 no município de Porto Velho. Para o chefe do executivo municipal, o cenário atual é de atenção. “Alerta de saúde na nossa Porto Velho: aumentou muito os casos de Covid”, declara.
No vídeo, Moraes fala, inclusive, de dois casos de pessoas que morreram aqui em Porto Velho em consequência da doença, que continua presente. O secretário Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola, confirma o cenário e recomenda que, nos casos do aparecimento de sintomas, o indivíduo busque tratamento hospitalar. Na capital, oito unidades médicas estão fazendo o teste contra a Covid. Procure o site oficial da Semusa na internet. “Para que a gente possa oferecer os primeiros socorros e atender da melhor maneira possível.”
Ainda segundo o titular da pasta, a população precisa se atentar às recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, que pontuam sobre os cuidados com a higiene e o uso de máscaras em locais de aglomeração. Ele também fala dos testes e da disponibilidade das Unidades de Saúde para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Estamos tentando diminuir a superlotação das UPA’s para conseguir entregar esses atendimentos também nas Unidades de Saúde.”
Por conta da demanda, o estoque de testes para detecção da Covid-19 está em baixa. Segundo Léo, sua gestão vem trabalhando para suprir essa necessidade atual. “Infelizmente, contamos com poucos testes de Covid no estoque da Secretaria de Saúde, porém, já realizamos a distribuição desses testes e estamos correndo contra o tempo para aquisição de mais testes”, finaliza.