• Home
  • Destaque
  • Dia do Orgulho Autista: Senado analisa criação de centros de atendimento integral

Dia do Orgulho Autista: Senado analisa criação de centros de atendimento integral

Estima-se que há 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Senado, as demandas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista se concretizam em diversas propostas, como, por exemplo: a sugestão legislativa enviada ao portal e-cidadania por uma internauta cearense, mãe de autista, para a criação dos Centros de Atendimento Integral para Autistas no Sistema Único de Saúde.

O texto foi aprovado em 2021 pelo Senado, e em 2023 pela Câmara; e agora retorna ao Senado para a análise de mudanças feitas pelos deputados. Em abril, o estudante Arthur Campos, de 12 anos, que é autista grau um, falou no plenário do Senado sobre a necessidade de se combater o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista; e, em especial, o bullying: [Arthur Oliveira] “O grande inimigo das pessoas com autismo é o bullying, o que muitas pessoas acabam passando.

Ninguém é igual, e a gente tem que aprender a respeitar as diferenças das pessoas.” O senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, defendeu que os debates sobre os direitos dos autistas sempre contem com a participação ativa das entidades que os representam: [sen Flávio Arns] “Em tudo que estiver sendo discutido, debatido, que haja participação da pessoa com autismo, da sua família, para que as políticas públicas sejam organizadas.” Neste ano, a cúpula do Senado será iluminada nesta terça e na quarta-feira, com a cor azul, em celebração ao Dia do Orgulho Autista, a pedido do senador Romário, do PL do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 169/2018,  tem o senador Humberto Costa (PT-PE) como relator.

Fonte: Agência Senado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ozzy Osbourne é garoto-propaganda de nova camisa de time inglês; vídeo

Nesta terça-feira (23) o Aston Villa, da Inglaterra, divulgou em suas plataformas oficiais os novos…

Filme de Walter Salles com Fernanda Torres vai a dois festivais internacionais

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi selecionado para a competição oficial do Festival de…

veja quem tem direito e como evitar fraudes – A Gazeta de Rondônia

O Ministério da Fazenda informou que uma portaria editada pela pasta no fim de junho…