• Home
  • Política
  • Criminalização das fake news: veja como votou cada deputado de Rondônia

Criminalização das fake news: veja como votou cada deputado de Rondônia

Com 317 votos pela manutenção, 139 contrários e 4 abstenções, a Câmara dos Deputados manteve nesta terça-feira (28) o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à tipificação de crimes contra o Estado democrático de direito, entre eles, a criminalização das fake news nas eleições (VET 46/2021). A votação foi considerada uma derrota ao Governo Lula (PT).

A bancada de Rondônia participou por completo na votação. Os deputados Lebrão (UB), Maurício Carvalho (UB), Thiago Flores ( Republicanos), Silvia Cristina (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Lúcio Mosquini (MDB), Dr. Fernando Chaves (UB) e Cristiane Lopes (UB), puderam manifestar seus votos. De pronto, todos foram com o “sim”, para manter o veto do ex-presidente. O voto ‘Não’ equivale a derrubar o veto.

Entre outros pontos, o texto vetado estabelecia até cinco anos de reclusão para quem cometesse o crime de “comunicação enganosa em massa”, definido como a promoção ou financiamento de campanha ou iniciativa para disseminar fatos inverídicos e que fossem capazes de comprometer o processo eleitoral.

Também definia crimes como “atentado a direito de manifestação”, com pena que poderia chegar a 12 anos de reclusão; e o aumento de penas para militares e servidores públicos envolvidos em crimes contra o Estado democrático de direito. Todos esses itens foram vetados por Bolsonaro.

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade

Publicidade

ELEIÇÕESELEIÇÕES

Publicidade

ELEIÇÕESELEIÇÕES

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Chapa Dois e o futuro da administração em Rondônia: Entrevista detalha propostas e desafios no CRA-RO

Na última sexta-feira, o programa Em Cima da Hora, apresentado por Mauro Brisa, trouxe uma…

Messi volta após dois meses e brilha em vitória do Inter Miami na MLS

Após dois meses ausente dos gramados, Lionel Messi voltou em grande estilo e foi decisivo…

Ana Hickmann oficializa noivado usando vestido de mais de 100 mil pérolas; veja

A apresentadora Ana Hickmann, 43, e o chef de cozinha Edu Guedes, 50, oficializam o…