A direção do Prêmio Congresso em Foco divulgou a relação oficial dos deputados e senadores que estão aptos para disputar o “Oscar” da política nacional. Dos 11 parlamentares da bancada de Rondônia, cinco foram considerados inaptos por descumprir as regras como parlamentares que estão respondendo a investigações criminais ou ações de improbidade.
Da bancada de Rondônia, pelo Senado Federal, apenas Marcos Rogério (PL) está na disputa. Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB) estão inaptos.
Na Câmara dos Deputados, o número de aptos é maior: Cristiane Lopes (UB), Dr. Fernando Máximo (UB), Maurício Carvalho (UB), Silvia Cristina (PP) e Thiago Flores (Republicanos). Por outro lado, estão barrados de concorrer ao prêmio Lúcio Mosquini (MDB), Cel. Chrisóstomo (PL) e Lebrão (UB).
“Deputados e senadores que não constavam da relação puderam contestar e solicitar a inclusão de seus nomes até segunda-feira (17). Nesse período, qualquer pessoa também poderia contestar, nesse período, a aparição de nome incluído indevidamente na relação dos aptos”, informou a organização.
O Prêmio chega a sua 17ª edição e vai reconhecer deputados e senadores que mais se destacaram nas duas categorias gerais. Jornalistas e internautas vão escolher os Melhores na Câmara e Melhores no Senado – e nas três especiais – Apoio à Indústria, Cidades Inteligentes e Clima e Sustentabilidade.
Os vencedores serão conhecidos em cerimônia a ser realizada em 29 de agosto. Os premiados serão definidos pelo público na internet, em votação que se estenderá de 1º a 31 de julho, por um júri especializado e por um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso.