O senador Jaime Bagattoli (PL) criticou a postura do governo após o adiamento do Plano Safra 2024/2025. É a primeira vez que a apresentação do plano atrasa e tem causado preocupação no Congresso Nacional, bem como os produtores rurais, principais interessados.
Segundo o governo, o adiamento da apresentação foi tomado para permitir uma exibição mais robusta e pontuada do plano. O presidente Lula (PT) esteve reunido com o ministro Carlos Fávaro (Agricultura), Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento).
No Congresso, o senador Jaime Bagattoli (PL) que é membro da Comissão de Agricultura criticou a ação governista. “Mais um desrespeito com o setor produtivo brasileiro. O Plano Safra 24/25 que deveria ser anunciado nesta quarta-feira (26) ficou para o mês de julho. Na prática, significa que o Governo Federal ainda não definiu os recursos para apoiar quem trabalha e produz no campo”, escreveu.
O Plano Safra é um programa do Governo Federal que visa apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores.
Os recursos, depois de pronto, vão ficar disponíveis para todos os produtores rurais, sendo direcionados principalmente aos pequenos e médios agricultores, cooperativas, agricultura empresarial e agroindústrias. Para acessar as linhas de crédito, os requisitos variam de acordo com o público-alvo e a finalidade do crédito.