• Home
  • Política
  • Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana

Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana

O encontro de Lula com reitores das universidades e institutos federais na segunda-feira (10) foi marcado pelo anúncio de R$ 5,5 bilhões de investimentos na educação brasileira. O dinheiro será destinado à construção de novos campi e à ampliação e melhoria dos já existentes.

Em Rondônia, oito campi da Unir foram incluídos no orçamento do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). Existe uma demanda para a melhoria dos órgãos educacionais, principalmente em Porto Velho, onde até recentemente os servidores apontavam, em live, a falta de verba para a troca de ar-condicionado.

Na reunião de ontem com os reitores, o presidente Lula subiu o tom com os sindicalistas, declarando que a paralisação estava indo longe demais e que os únicos prejudicados são “os estudantes e o Brasil”.

A exaltação na fala de Lula pode ter uma explicação. O presidente já está sem paciência com o movimento grevista, que até o momento tem recusado as propostas feitas pelo grupo de ministros. A greve pelo Brasil começou em março com a paralisação dos técnicos-administrativos. Em abril, os professores aderiram à paralisação, deixando milhares de estudantes fora das salas de aula. O resultado, de acordo com especialistas, é o risco de anulação do semestre.

Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana - News Rondônia

Em Rondônia, a greve também paralisou total ou parcialmente as atividades nas instituições, motivando inclusive discussões entre alunos e diretores que se sentem prejudicados pela paralisação. Muitos culpam a greve como um possível fator para a evasão, tendo em vista que a Unir tem feito constantes chamamentos para o provimento de vagas em seus diversos cursos.

O discurso do presidente Lula pode ter agradado os estudantes que precisam dos estudos para ampliar o conhecimento em torno da vida profissional, mas, segundo informações, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) não gostou nada. Disse apenas que os R$ 5,5 bilhões eram pouco demais para o sucateamento dos estabelecimentos de ensino. Ainda assim, enxerga o orçamento como uma vitória da categoria, o que, de acordo com membros, levaria ao encerramento da greve.

Após Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana - News RondôniaApós Lula subir o tom, greve das universidades pode terminar ainda esta semana - News Rondônia

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Diretor comenta boatos de participação de rei Charles em “Deadpool & Wolverine“

O diretor Shawn Levy, 55, e o ator Ryan Reynolds, 47, comentaram os boatos de…

Delegacia de Patrimônio prende três pessoas em flagrante por recepção de carga de Milho furtada no Rio Madeira

Em uma ação rápida e eficaz, a Delegacia de Patrimônio prendeu em flagrante três pessoas…

Nota de pesar – Enéas Rômulo Araújo (Dalton Di Franco)

O Governo de Rondônia lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do conceituado jornalista, radialista,…